A importância do projeto de Prevenção e Combate a Incêndio

25 junho 2019   |   por Isabelle Cristine

O principal objetivo de um projeto de combate a incêndio eficaz, é primeiramente é assegurar a preservação da vida, e em seguida, do objeto físico. Toda e qualquer edificação de uso comercial, industrial, multifamiliar, deve possuir preventivos, desde os mais simples e usuais, como extintores, sinalizações e iluminações de emergência, até equipamentos mais complexos, como hidrantes, sprinklers e detectores de fumaça, que são definidos de acordo com o risco, área construída, ocupação da edificação, entre outros.

É importante ressaltar que o projeto deve ser elaborado por um profissional responsável e habilitado para essa função, que seria o Engenheiro de Segurança do Trabalho, e as normas utilizadas para elaborar são ABNT, e normas técnicas definidas pelo Corpo de Bombeiro, no caso do Brasil, cada estado possuem normas específicas e independentes. O projeto deve-se ser analisado e aprovado pelo Corpo de Bombeiro. Sendo assim, com um projeto eficiente e executado corretamente, podemos evitar os incidentes no início, antes que tomem maiores proporções e diminuindo os riscos.

Isabelle Cristine Carvalho do Carmo Zeferino

Arquiteta e Urbanista, formado desde 2013, na Universidade de Cuiabá e pós graduada desde 2014, em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo IMP-MT. CAU A112642-5